CRIE SEU PRÓPRIO CACTÁRIO.

22:11


Quem me acompanha pelo instagram (@Janine.Medeiros @retratofotografado), já viu  muitas fotos nas
 minhas histórias da minha plantaçãozinha de cactos e suculentas e sabe o quanto as amo (<3). Por conta disso, algumas pessoas sempre me perguntam curiosidades ou tiram dúvidas de como cuidar, regar, entre outras coisas. Daí, fiquei com vontade de compartilhar dicas, pra quem quer começar a criar um cactário. Lembrando que não sou nem uma profissional, só uma mera pessoinha que cuida de plantinhas. Vamos lá!



1- Tenha cactos e suculentas.

Parece óbvio, mas o essencial (haha). Talvez você pense que seja difícil fazer a família crescer, porém não é preciso gastar muito dinheiro comprando essas plantinhas. Uma coisa que faço muito é trocar com pessoas que também criam, colher em jardins de amigos ou em qualquer outro lugar que se possa encontrar. Sério mesmo! Um dia estava voltado de um acampamento e encontrei no meio do mato cactos, logo colhi. Em outras ocasiões também achei e colhi. E se preferir comprar, as feirinhas de jardinagem é uma boa opção. (Já comprei cactos por seis reais).



    Esses nenêzinhos foram encontrados <3
   

2- Kit básico de um bom jardineiro.


Ter utensílios como, pás facilita muito quando queremos trocar de vasos, acrescentar terra e etc. Ter terra é sempre aconselhável (você encontra em lojas de jardinagem no quintal da sua casa, ou como eu, em loja de 2,99), vasos de tamanhos variados (se você mora no Recife, um ótimo lugar para encontrar vasinhos é no Mercado São José), peneira, funil, luvas (em caso  de cactos, cuidado com os espinhos ;) e pedrinhas para a decoração, se preferir.






3- Replante.
A primeira espécie de cacto que ganhei  é uma mãezona, sempre dá outros cactos. Com isso, aprendi que  replantando os que ela dava iam se multiplicando e assim a família foi crescendo. Não  posso esquecer  de dizer que, se alguma folhinha de suculenta cair não jogue fora, ponha novamente na terra que nascerá outro.

Olha quem tá crescendo!


4- Crie um berçário.


Como os cactos, na maioria das vezes, dá outros e as folhinhas das suculentas sempre caem, criar um berçário é bem legal, para que essas novas plantinhas cresçam bem e depois possam ir para um vasinho.






5- Cuidados especiais.


Quando você criar seu cactário, deve sempre observar como elas estão. Por exemplo, o tamanho da raiz se estiver saindo pelos buraquinhos do vaso, a coloração das folhas, o tempo de aguar-las. Você pode adequar de acordo com sua rotina, eu aguo basicamente entre 4 em 4 dias.
É muito importante  que elas fiquem em um lugar ensolarado (pois eles precisam do sol).



6- Prepare um cantinho especial para seu cactário.


Além dos cactos e suculentas serem um amor, eles são ótimos para decoração. Separar um cantinho só deles é bem importante. Você pode abusar da criatividade, usar  paletes, mesas, madeiras, reciclar, infinitas opções. Se não tiver em um cantinho, uma ideia legal é um terrário. Você também pode se inspirar em ideias no pinterest.


Este é o meu cactário!


ALGUNS INSTAGRANS LEGAIS.
@CACTO.SUCULENTA
@PLANTE1A
@LOLA_TILICHES


Se você também cria cactos e suculentas, comente aqui embaixo e me mande uma fotinha pela página do Facebook.
Espero que tenham gostado.
Obrigada por visitar à Área 51.

Um comentário:

direitos autorais . Tecnologia do Blogger.